A relação entre o consumo de frutas e a cirrose não alcoólica, também conhecida como esteatose hepática não alcoólica, é um tema que gera dúvidas. Afinal, é possível que o consumo excessivo de frutas leve a essa condição? Vamos entender mais sobre o assunto.
A cirrose não alcoólica ocorre devido ao acúmulo de gordura no fígado, geralmente ligado a uma dieta rica em açúcares, gorduras saturadas, e ao excesso de peso. Diferente da cirrose alcoólica, a forma não alcoólica da doença não é causada pelo consumo de álcool, mas sim por outros fatores como o sedentarismo e o excesso de calorias. O risco cresce com uma alimentação rica em alimentos ultraprocessados, refrigerantes e doces.
Frutas, por outro lado, são naturalmente ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, essenciais para a saúde e para o bom funcionamento do organismo. Embora algumas frutas contenham frutose (açúcar natural das frutas), que em excesso pode ser prejudicial ao fígado, a quantidade de frutose presente em uma dieta balanceada dificilmente causará danos ao órgão.
Segundo especialistas, o problema está no consumo excessivo de açúcares e frutose industrializada (como em refrigerantes e sucos de caixinha), que podem sobrecarregar o fígado. Já o consumo de frutas in natura, dentro de uma alimentação equilibrada, não está relacionado à cirrose não alcoólica.
Consumir frutas em excesso em uma dieta saudável é improvável de causar cirrose não alcoólica. No entanto, a moderação é sempre recomendada, especialmente para quem possui restrições alimentares. O foco deve estar em uma alimentação balanceada e variada, reduzindo o consumo de açúcares processados e gorduras saturadas.
Como Prevenir a Cirrose Não Alcoólica:
Priorize o consumo de frutas inteiras ao invés de sucos concentrados e adoçados.
Modere o consumo de produtos ricos em açúcares processados e ultraprocessados.
Adote uma alimentação rica em fibras, com vegetais e grãos integrais.
Pratique atividades físicas regularmente e mantenha um peso saudável.
QUER CONHECER NOSSOS PRODUTOS? CLIQUE AQUI!