Blog

Nunca velho demais para malhar

Nunca velho demais para malhar: 6 dicas!

O envelhecimento é um processo natural, pelo qual todo ser humano passa. O “envelhecimento” real, entretanto, só é realmente visível quando o indivíduo é considerado bastante avançado na idade. Mas, mesmo assim, ninguém é nunca velho demais para malhar!

Assim sendo, o processo de envelhecimento não deve, de forma alguma, dificultar a manutenção de um regime de exercícios e, de fato, o exercício deve continuar idealmente, mas em um ritmo mais suave. Para aprender mais sobre isso, confira o nosso artigo de hoje!

Diminuição anual da força muscular e massa muscular

O envelhecimento está associado a uma diminuição contínua da massa muscular, capacidade de exercício e elasticidade. Quanto mais velho você fica, mais rápido fica cansado e menos força tem.

Já na idade de 30-40 anos vemos uma diminuição anual na força muscular e na massa muscular de cerca de 1%. A partir dos 70 anos, esse processo acelera até 3,5% de perda de força ao ano.

Felizmente, ninguém é nunca velho demais para malhar: Assim sendo, faça mais exercícios. Pesquisas científicas demonstraram que a atividade física regular tem um efeito positivo tanto para a massa muscular, quanto no sistema imunológico em idosos.

Para se ter uma ideia: Pessoas com mais de 50 anos que se exercitam o suficiente e são fisicamente ativas podem estar em melhor forma do que pessoas na casa dos 30, que mal se movem. Portanto, comece a malhar! 

Nunca velho demais para malhar: 6 dicas!

O exercício também é útil na velhice. Neste sentido, pesquisas recentes entre idosos entre 65 e 97 anos, mostraram que a força muscular aumenta em média 40 por cento em seis meses, com a pratica de atividade física.

Portanto, se você também tem um nível moderado de condicionamento físico, cansa-se facilmente e tem medo de fazer coisas, então, use essas seis dicas para um melhor condicionamento físico.

A norma para exercícios saudáveis é: Exercite-se por meia hora, pelo menos cinco dias por semana. Atividades como passear com o cachorro e jardinagem já são um bom começo. Além disso, há algumas outras dicas interessantes:

Caminhando

Caminhe, pelo menos, meia hora todos os dias! Nenhuma pílula pode vencer isso. Caminhar faz bem para tudo. Seu coração, vasos sanguíneos, pressão arterial, colesterol, ossos e músculos, peso e memória, tudo melhora. E não se esqueça: Vai melhorar o seu humor. 

E tudo simplesmente caminhando por pelo menos meia hora todos os dias. Entretanto, se você não estiver em boa forma, é aconselhável aumentar gradativamente o ritmo da caminhada. 

Isso significa que você continua a caminhar vigorosamente por mais e mais minutos e alterna isso com dois minutos de caminhada suave.

Bicicletas

O ciclismo acelera a circulação sanguínea. Os músculos se contraem, tornando-os mais fortes. Além disso, ao andar de bicicleta, você trabalha muito na sua saúde: Teem menos chance de doenças cardiovasculares, hipertensão e doenças como diabetes. 

A bicicleta suporta bem o seu corpo, para que haja menos pressão nos ossos e nas articulações. Se pretende melhorar a sua forma física enquanto anda de bicicleta, é aconselhável começar com três passeios curtos por semana, de cerca de 40 minutos. 

Você pode expandir isso lentamente até que esteja, pelo menos, cinco a sete vezes por semana andando de bicicleta. Varie a duração de seus passeios para não ficar exausto e seu corpo ter uma chance de se recuperar.

Exercício diário

Aproveite todas as oportunidades disponíveis para agir. Cortar a grama, brincar de pega-pega com os netos, cuidar do jardim ou passear com o cachorro, trocar as camas e limpar o chão. 

E é muito importante  subir as escadas. O quanto você conseguir. Mantenha esses trabalhos vivos pelo maior tempo possível, pois todo esse movimento deixará seus músculos mais fortes.

Treinar junto com alguém é mais divertido

Na maioria dos municípios, as atividades são organizadas de forma divertida que colocam os músculos para trabalhar. Assim sendo, procure grupos da melhor idade e veja que, de fato, ninguém é nunca velho demais para malhar!

Esportes

Você fez pouco ou nunca se exercitou quando era mais jovem, mas quer começar agora? Considere uma atividade que não requer destreza específica e pode, portanto, ser facilmente aprendida em uma idade posterior.

Para isso, alguns exemplos são: Ginástica, natação, caminhada, ciclismo, tênis de mesa, boliche, dança, golfe ou ioga. Neste sentido, o futebol não é um esporte adequado, pois exige muito do corpo e o risco de lesões é alto.

Além disso, não comece a treinar pesado sozinho. Se você está sedentário por muito tempo, por exemplo, pode sofrer com lesões. Por isso, principalmente no início, peça orientação a um profissional. E talvez, seja uma boa ideia fazer alguns exames antes de começar!

Por fim, é importante que você escolha um esporte que goste de praticar e que não comece com muita energia. Deste modo, é possível aumentar a intensidade gradualmente. 

Treinamento de força

Além dos exercícios diários, recomenda-se fazer exercícios de força duas vezes por semana. O treinamento de força é importante para as pernas e braços, entre outras coisas. Este tipo de treino mantém a força e a coordenação.

Para isso, você não precisa ir à academia, pois, você pode fazer o treinamento de força em casa. Ao fazer os exercícios regularmente você notará que está ficando mais forte. Entretanto, se você estiver fazendo esses exercícios pela primeira vez, não faça por mais de 30 segundos.

Cinco benefícios de se exercitar na melhor idade! 

Por fim, para que você realmente acredite que ninguém é nunca velho demais para malhar, vamos lhe apresentar os principais benefícios dos exercícios na melhor idade! 

  • A atividade física regular ajuda os idosos a permanecerem independentes por mais tempo.
  • O treinamento regular de resistência garante que o apetite seja estimulado e que minerais, proteínas e vitaminas suficientes sejam absorvidos.
  • Ao praticar esportes, principalmente em grupos, os idosos fazem novos amigos.
  • A memória também pode ser estimulada por exercícios regulares.
  • O exercício é um dos melhores remédios para todos os tipos de doenças. Em caso de excesso de peso e / ou diabetes, um programa de treinamento progressivo é uma ferramenta importante para combater a doença. O exercício regular também tem um efeito importante e benéfico em outras condições, como pressão alta, osteoporose, doenças cardíacas, etc.

Uma vantagem adicional é que os efeitos do esporte na velhice também são perceptíveis mais rapidamente: Uma melhora perceptível já ocorre após 3 a 6 semanas de prática.

E se você gostou do nosso artigo de hoje, sobre ninguém é “Nunca Velho Demais Para Malhar”então, continue em nosso site e confira muito mais!

Compartilhe a postagem:

Postagens relacionadas

Dietas Detox

Uma compreensão básica

Conhecimento sobre temas e assuntos importantes para o seu corpo.

Tenha em mãos um poderoso e-book, com dias e receitas para conseguir um corpo novinho em folha, e o melhor de tudo, limpo por dentro.