11 razões pelas quais o açúcar é ruim para você!
Hoje em dia, o açúcar não pode mais ser ignorado nos alimentos que comemos todos os dias. Refrigerantes e doces, assim como pães, pratos prontos, molhos e muitos outros produtos contêm açúcar. Mas, será mesmo que o açúcar é o novo inimigo?
Neste sentido, não é segredo que governos de todo o mundo estão começando a reprimir o açúcar. Eles estão passando impostos sobre bebidas açucaradas e lanches, banindo-os das escolas, e mais programas de tratamento estão sendo criados para pessoas que são viciadas em açúcar.
Assim sendo, se você quer realmente entender os impactos do açúcar em sua vida, então, confira o nosso artigo de hoje! Deste modo, você descobrirá se o açúcar é o novo inimigo!
O açúcar é o novo inimigo?
Os açúcares são carboidratos. Deste modo, os carboidratos complexos que você consome em frutas, legumes ou vegetais, por exemplo, consistem em uma longa cadeia de açúcar.
Assim sendo, leva muito tempo para que essa cadeia seja quebrada durante a digestão, fornecendo energia ao corpo por mais tempo. Entretanto, o problema com os açúcares processados é que a cadeia a ser quebrada é muito mais curta.
Como resultado, os açúcares são liberados no sangue muito mais rápido, causando um pico de açúcar no sangue. Neste contexto, o açúcar é o novo inimigo, de fato!
Quando o corpo necessita de muita energia, esses açúcares são bem aproveitados. Hoje, porém, comemos tanto que grande parte não pode ser usada. Como resultado, o pâncreas tem que produzir muita insulina para estabilizar o nível de açúcar no sangue novamente.
Nosso corpo não foi projetado para lidar com essas grandes quantidades de açúcar, que podem causar diversos problemas de saúde. Assim sendo, há vários efeitos que afirmam que o açúcar é o novo inimigo, conforme apresentado a seguir!
O açúcar é o novo inimigo? 11 razões pelas quais o açúcar é ruim para você!
Prejudicial para o fígado:
O açúcar também inclui o adoçante, frutose. A frutose pode ser encontrada naturalmente nas frutas, sendo que, a frutose da fruta não é prejudicial, pois a fruta contém quantidades relativamente pequenas de frutose.
Entretanto, este tipo de açúcar é adicionado em grandes quantidades a refrigerantes, doces e muitos produtos prontos para consumo. Neste contexto, a frutose coloca uma carga extra no corpo, porque o corpo não pode apenas usar a frutose como energia.
O fígado deve primeiro converter a frutose em glicose. Se você comer muita frutose, o fígado pode ficar sobrecarregado. A frutose então se acumula e seu corpo converte a frutose em gordura.
Quando isso acontece regularmente, pode desenvolver-se um fígado gordo. Isso é prejudicial ao fígado, podendo causar vários problemas de saúde.
Causa diabetes tipo 2:
Alguém que bebe álcool regularmente precisa de mais e mais álcool para obter o mesmo efeito. Da mesma forma, você pode se tornar resistente à insulina.
Como você ingere muitos açúcares, o corpo precisa produzir cada vez mais insulina para obter o mesmo efeito. Depois de um tempo, as células se tornam insensíveis à insulina, causando resistência à insulina. A resistência à insulina é o precursor do diabetes tipo 2.
Para manter o açúcar no sangue baixo, recomendo uma dieta sem açúcar. Neste sentido, um estudo recente descobriu que beber uma ou duas bebidas açucaradas por dia aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 26%.
Leva à obesidade:
O açúcar é o novo inimigo, pois, comer muito açúcar não é ruim apenas para o hormônio insulina, mas também para outros hormônios que podem promover (ou neutralizar) a perda de peso.
Esse hormônio é chamado de leptina e determina se a gordura pode ser queimada ou se seu corpo deve armazena-la. Neste sentido, um estudo conduzido em 2008 descobriu que problemas com a leptina podem surgir se muita frutose de sucos de frutas, doces ou outros produtos prontos for consumida.
Aumentar o risco de insuficiência cardíaca:
Um estudo de 2013 encontrou evidências de que o açúcar pode causar danos ao coração. Este estudo mostra que o açúcar pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca porque afeta a ação de bombeamento do coração.
Aumenta os níveis de colesterol:
Pessoas que comem muito açúcar geralmente têm mais “colesterol ruim”. Isso está de acordo com um estudo recente. As pessoas estudadas que comeram mais açúcar adicionado tiveram um aumento maior do colesterol ruim (LDL).
Aumenta a pressão arterial:
A obesidade, que geralmente resulta da ingestão elevada de açúcar, é um fator de risco para a hipertensão. Além disso, uma nova pesquisa mostrou que comer muito açúcar não apenas aumenta os níveis de açúcar no sangue,mas também aumenta a pressão arterial.
Aumenta o risco de câncer:
A insulina é um hormônio que regula o crescimento celular. Por causa disso, muitos pesquisadores acreditam que níveis constantemente elevados de insulina podem contribuir para o desenvolvimento do câncer.
Outro estudo mostrou que a ingestão de muito açúcar e amido tem um efeito negativo na sobrevivência das pacientes que enfrentam o câncer de mama e de cólon. Portanto, vemos que o açúcar é o novo inimigo!
Gera um vício:
Pesquisas mostram que os animais que comem muito açúcar desenvolvem sintomas de vício. Quando eles não podem mais comer açúcar, ocorrem sintomas de abstinência, como tremores e ansiedade.
Ao comer açúcar, a dopamina é liberada no cérebro. Este neurotransmissor cria uma sensação de felicidade. Portanto, ao comer muito açúcar, você precisa de mais e mais para recuperar essa sensação de felicidade. Isso torna o açúcar viciante.
Aumenta o risco de Alzheimer e demência:
O fator estimulador das células nervosas contribui para a memória e ajuda o cérebro a fazer novas memórias. Pessoas com equilíbrio de glicose alterado (como pessoas com diabetes e pré-diabetes) têm este nível mais baixo. Isso tem sido associado à demência e ao Alzheimer.
Causa depressão:
Comer muito açúcar causa grandes picos e quedas na glicose e na insulina, o que pode eventualmente torná-lo resistente à insulina. Quando isso acontece, menos dopamina é liberada. Isso pode levar à depressão e ansiedade.
Foi realizado um estudo em que foram testados idosos que beberam mais de quatro porções de refrigerante por dia. Isso mostra que essas pessoas têm 30% mais chances de desenvolver depressão em comparação com as pessoas que bebem bebidas sem açúcar.
Causa fadiga:
Leva cerca de 30 minutos para um pico de energia, gerado devido ao açúcar, se transformar em fadiga. Essas flutuações de energia fazem você querer comer açúcar novamente.
Isso o coloca em um círculo vicioso, que o deixa sempre cansado. Além disso, o açúcar também ativa a produção de serotonina. Essa substância regula o sono, que também afeta a fadiga.
E se você gostou do nosso artigo de hoje, sobre se o açúcar é o novo inimigo, então, continue em nosso site e confira muito mais!